segunda-feira, 21 de setembro de 2009

toca-discos


Os primeiros toca-discos Technics foram criados ainda na década de 70, mas somente em 1980, com a criação do modelo SL1200 MKII, é que foram difundidos no mercado. O boom foi tamanho, que a mais famosa pick-up do mundo utilizada por discotecários, rádios e boates, hoje faz parte de um acervo do museu London Science, na Inglaterra, como peça de grande influência nos últimos 250 anos. Entre as especificações técnicas da MK II estão o motor em Quartz DD (Direct Drive), de extrema precisão, permitindo que a velocidade do disco atinja 100% em apenas 1/4 de volta do prato e o braço em formato de S, o que garante maior estabilidade da agulha sobre o disco e previne pulos, além das diversas regulagens na torre, que o DJ pode fazer, de acordo com o seu estilo de tocar. O aparelho pode ser operado verticalmente, algo visualmente improvável. Um outro detalhe a ser destacado é a função Pitch, que altera a rotação e, portanto, o BPM (batidas por minuto) das músicas e conta com o botão Reset para retornar o motor à velocidade normal, porém a régua de marcação permanece inalterada, marcando o ponto onde o DJ a deixou anteriormente.
A estrutura física da pick-up é composta por três camadas, distribuídas da seguinte forma: alumínio no painel, metal revestindo internamente e borracha maciça utilizada como suporte do equipamento e do prato, evitando ao máximo o ruído e vibração no disco.
Vantagens a perder de vista, mas é claro que hoje em dia há outros tipos de equipamentos com muito mais recursos, o que não impede que a marca Technics tenha se tornado uma tradição no segmento de toca-discos para DJs, liderando as vendas e a preferência junto à classe.

Nenhum comentário: